Servidor Proxy da FURG

Este serviço possibilita uma navegação mais rápida pois oferece uma área, dentro da Universidade, para armazenamento temporário das páginas mais acessadas.

As configurações abaixo são opcionais mas devem ser feitas por aqueles que desejem acessar os periódicos disponibilizados através do portal da Capes.

O que é proxy

O serviço de proxy consiste em manter, em uma área de acesso rápido, informações já acessadas por outro usuário, evitando assim a retransmissão destas informações e deixando-as disponíveis ao usuário num tempo bem menor. No caso da FURG, há um servidor dedicado para esse tipo de serviço. Esse servidor proxy também torna possível o acesso de casa aos periódicos disponibilizados no Portal da Capes.

Como funciona

Sempre que há uma requisição de serviços HTTP ou FTP, o servidor proxy captura os dados que o servidor web disponibiliza ao cliente (usuário) e os guarda em uma área em disco. Na próxima vez que este site for acessado, o navegador primeiro fará a procura no servidor proxy. Se os dados forem encontrados neste servidor, a transferência de dados se dará entre ele e o cliente (navegador). Se o servidor proxy não dispuser dos dados requisitados, o acesso será feito diretamente ao site de destino.

Um exemplo de uso

Suponha que você queira acessar o site da Universidade do Rio Grande do Sul (http://www.ufrgs.br) através do servidor de proxy da FURG. Se o seu navegador estiver corretamente configurado, a busca será feita, primeiramente, no servidor proxy da FURG. Se a página da UFRGS já estiver neste servidor (alguém a acessou anteriormente) a transferência será feita deste ponto. Caso contrário, a transferência será feita do próprio site da UFRGS.

Esse tipo de serviço agiliza os acessos pois, em vez de transferir os dados de sites distantes ou com conexões de baixa velocidade, os dados são transferidos de um servidor dentro da FURG.

Como configurar o navegador

Nos links abaixo estão exemplos de como configurar os navegadores:
(Para descobrir a versão do seu navegador, clique no ítem "Ajuda" do menu e em "Sobre o [Mozilla Firefox/Netscape Navigator/Internet Explorer/...]"

Resultados Obtidos

  • Estatísticas de acesso